Conheça os trabalhos dos mineiros da Icy Mountain Studios

Algo me diz que a próxima grande onda criativa a surgir nos horizontes de Minas Gerais será a dos games — e a Icy Mountain Studios reforça bem essa ideia.

Com pouco mais de cinco anos de existência, esse pequeno estúdio já soma nove jogos desenvolvidos, três deles disponíveis na Steam, além de várias participações em Game Jams e pelo menos um bom hit na bagagem: o frenético Hellbrela.

Mas, para entender melhor o potencial do estúdio, é preciso conhecer a mente por trás dele.

Por trás da Icy Mountain Studios

Autodidata na produção de jogos, Gabriel Damião, mineiro de Contagem, é o fundador da Icy Mountain Studios. Aos 24 anos, ele chegou a cursar Sistemas de Informação na PUC Minas, antes de decidir, em 2020, dedicar-se integralmente ao desenvolvimento de games — e também à criação de conteúdo para as redes do estúdio.

Suas inspirações são diversas: Hell is Other Demons, TowerFall, Celeste, Roboquest e Vampire Survivors. Um combo de referências que, olhando com atenção, se manifesta claramente nos jogos da Icy Mountain.

Em vários projetos, Damião assinou programação, game design e direção de arte. Mas, na produção de Hellbrela, ele contou com o apoio da parceira Daniela Martins, aluna de cinema da UFMG e responsável pela pixel art do jogo.

O catálogo

Entre os títulos lançados pelo estúdio estão:

  • Keep Save: jogo de estratégia em que, além de defender o acampamento da sua tribo, é preciso gerenciar o tempo para se manter seguro e resgatar seu povo.
  • Rules of the Flame: game de plataforma publicado na itch.io.
  • Kitchen Jobs: uma espécie de Overcooked gratuito.
  • Eat Colors: jogo de plataforma de precisão, o primeiro publicado na Steam.
  • The Rise: um épico jogo 2D de plataforma e precisão, que desafia o jogador a explorar o desconhecido, superar obstáculos e desvendar os segredos do abismo.

The Rise foi o primeiro game comercial de Damião e outro game que confirma o gosto apurado do desenvolvedor na hora de escolher as trilhas e sound effects de seus games.

Contato com publishers

Eat Colors, The Rise e Hellbrela foram os primeiros jogos da Icy Mountain Studios lançados na Steam — e também os primeiros a assinar com uma publisher: a brasileira GoGO Games Interactive, empresa da GameJamPlus, integrada ao Brasília Game Hub.

O hit Hellbrela

Já falei bastante de Hellbrela aqui no Minas Arcade, mas vale repetir: este é, até agora, o grande sucesso do estúdio. Um game que deu fôlego à equipe, garantindo tempo para desenvolver novos projetos e, aos poucos, reduzir a dependência de freelas — ainda necessários para manter o estúdio funcionando.

O que vem por aí

Para o próximo ano, Damião promete novos lançamentos. Entre os que já estão no forno estão:

  • Angel Hunt Show: um roguelite arena em que você controla uma anjinha em um purgatório que funciona como um reality show da morte;
  • Deck Defense: um roguelite deckbuilder tower defense em que o jogador precisa se defender dos próprios pesadelos.

Tudo isso reforça a sensação de que, se nos anos 1990 Minas Gerais viveu sua grande onda musical — com Skank, Pato Fu, Jota Quest e Sepultura — e nos anos 2000 testemunhou o reconhecimento nacional da gastronomia mineira, talvez agora seja a vez de contemplarmos o poder criativo da nova geração de produtores mineiros de games.

Espero que sim.